ETF's
Os ETF's são sem dúvida um dos tipos de investimentos mais populares nos dias de hoje. Porém, para quem está a iniciar uma jornada financeira, pode ser um pouco complicado saber como escolher o ETF onde vamos colocar o nosso dinheiro.
Escolher um ETF em 4 passos:
Se já entraste, por exemplo, num site de uma corretora já te apercebeste que existem imensos ETFs, o que torna um bocadinho complicada a nossa tarefa de escolher o ETF certo para nós. Temos 4 passos que queremos que a partir de agora sejam o teu guia para escolher um bom ETF!
1. Aceder ao Website justETF
O site justETF.com é uma referência para se analisar ETF's. Neste website é possível analisar inúmeros ETF's e em diferentes áreas, como: mercado de ações, commodities, criptomoedas, entre outros. Clica na imagem para teres acesso a uma lista de todos os ETF's.
2. Selecionar um ETF adequado
Na seguinte imagem podes ver alguns dos ETF's disponíveis. Algo que pode ser relevante para ti será ir à coluna "5Y in %" e ordenar de forma decrescente. Assim poderás ver os ETF's com maior crescimento nos últimos 5 anos, que é sem dúvida um critério importante para a escolha de um ETF (apesar de rentabilidades passadas não garantirem rentabilidades no futuro!).
3. Validar o ETF
Por exemplo, vamos supor que achas interessante este ETF (um dos mais populares).
Existem logo 2 dados que despertam o nosso interesse:
A TER (Total Expense Ratio), que indica os custos de gestão e operações de um ETF é de 0.07%. Normalmente, costuma-se dizer que valores abaixo de 1% são bons valores para um cliente. Este valor em particular, é bastante simpático para os investidores e abaixo de muitos outros ETF's.
Além disso, o tamanho do fundo é bastante elevado (neste caso é o maior do mundo!), o que nos transmite confiança.
Outro fator importante é a diversidade de indústrias que o ETF abrange. Neste caso, podemos ver que este em questão tem uma grande variedade de sectores, havendo um domínio da indústria tecnológica (o que é compreensível nos dias de hoje). O nosso conselho é que escolhas um ETF como este, caso pretendas um ETF diversificado, não estando exposto apenas a 1 área. A diversificação é uma das melhores formas de diminuir o risco!
Caso estejas confortável com um investimento mais arriscado e acredites no crescimento de uma determinada área, podes investir num índice dessa área, como por exemplo, no ETF: "iShares S&P 500 Information Technology Sector UCITS ETF USD (Acc)". Como o nome indica este ETF, foca-se no sector das Tecnologias de Informação, sendo 98.45% dos títulos desta área. Se por um lado, pode ser bom, porque esta área tem crescido imenso e tido rentabilidades bastante acima da média (em comparação a outros ETFs), ficarás exposto a apenas 1 indústria, o que pode dar maus resultados se houver uma grande quebra no sector.
Este website é muito completo, por isso recomendamos-te a que explores a página de cada ETF e poderás avaliar outras métricas que sejam relevante para ti, como: performance, risco, % que detêm de cada empresa, entre outros.
4. Verificar se o ETF está presente na tua corretora
Este passo é bastante importante, porque neste website terás praticamente todos os ETF's que existem no mundo. Mas, tens de entender que o facto de um determinado ETF existir não significa que exista na tua corretora. Caso não exista, tens 2 opções: ou crias conta numa corretora que contenha o ETF (se estiveres disposto) ou então recomeçar este processo e escolher outro ETF.
Considerações finais: Escolhe um caminho e mantém-te fiel!
Como podes perceber, escolher um ETF não tem de ser um processo assim tão complicado. Pensa bem no que queres para os teus investimentos. Não te queres expor a grandes riscos? Então, um ETF que replique o comportamento do SP500 pode ser o melhor para ti, visto que terás um ETF diversificado e com provas dadas. Por outro lado, sentes-te confortável a arriscar um pouco mais e procurar outro tipo de rentabilidades? E além disso, existe um sector que queres mesmo apostar? Então, aposta num ETF de Tecnologias de Informação, Saúde, Retalho ou outra indústria que consideras que vai ter um crescimento acima da média.
Pensa bem no caminho que queres seguir e mantém-te fiel a isso, o mais importante é que estejas seguro das tuas opções!
Como escolher um ETF?






Como escolher um ETF?
Os ETF's são sem dúvida um dos tipos de investimentos mais populares nos dias de hoje. Porém, para quem está a iniciar uma jornada financeira, pode ser um pouco complicado saber como escolher o ETF onde vamos colocar o nosso dinheiro.
10/11/20244 min read


